top of page

Como você se sente com relação à sua Igreja?

 

         Eu estava em um restaurante almoçando com um homem, um membro de uma igreja, e como inevitavelmente acontece quando você fala com um pastor, a conversa voltou-se para os assuntos relativos à sua igreja. Perguntei-lhe como iam as coisas, e ele mudou seu semblante, ficou um pouco em silêncio. E foi interessante - ele não tinha a reclamações sólidas. Não havia nada que ele pudesse dizer sobre esta ou aquela pessoa que fez algo, ou que estava errada. Não houve pecados específicos. A igreja não estava em declínio. O ensino e pregação eram bons. Não havia nenhuma heresia ou decadência moral generalizada. Ele apenas sentia-se "Desanimado". Eu penso que é a melhor maneira de dizer isso. Ele confessou que costumava ser animado com o trabalho, mas agora ele só não se importava.

 

          Então ele se virou e disse que simplesmente não sabia o que fazer sobre isso. E ele perguntou-me com franqueza: "O que deveria fazer sobre isso? Eu apenas não me sinto animado sobre a igreja do jeito que eu costumava ser. "

 

          Antes de lhe dar a resposta que dei a ele, eu quero que você pense sobre isso por um momento. O que você deve fazer se estiver em uma situação como a desse homem?

 

          Primeiro estar ciente de que quando estamos desanimaods muitas decisões erradas são tomadas. Temos a tendência de tomar decisões com base no sentimento e agir em conformidade com esse sentimento. Ã‰ uma tendência tão sinistra que agimos de acordo com a forma como nos sentimos, porque isso é o que é bom! Eu já vi as pessoas justificarem adultério por esta mesma medida - "Mas eu a amo!" "Mas eu o amo" Mas é! Por isso cuidado, o sentimento, as emoções nem sempre são uma boa forma para decidir o que é certo ou errado, especialmente tendo em conta que esses sentimentos se encontram no coração e a Bíblia diz "o coração do homem é enganoso". Ã‰ por isso que Deus deu-nos a sua lei, para informar a nossa consciência, mostrando-nos objetivamente o que é certo e errado.

 

          E, neste caso do homem "desanimado" com sua igreja, se ele responde à situação de acordo com o sentimento, ele irá simplesmente desaparecer e talvez deixar não só a igreja, mas acabar com um enorme ponto de interrogação sobre a sua fé.

 

          Ok, como você responde a ele? O que ele deve fazer com sua falta de ânimo para a igreja de Cristo? Existe apenas uma resposta: "Você tem apenas uma opção: você deve se arrepender disso. Você deve ir para casa e ficar a sós com Deus, e pedir-lhe para restaurar o seu coração, para seu ânimo voltar novamente, para se apaixonar novamente."

 

          Nossos sentimentos não são uma medida de certo e errado. Mas eles indicam a condição do nosso coração. Como neste caso ilustra, a indiferença a respeito do que é o objeto de amor mais profundo de Deus é certamente uma manifestação vergonhosa de um coração caído.

 

          Vamos submeter nossos sentimento a Deus, para que desta forma, continuemos a honrar a Deus nas decisões que tomamos.   (Fred G. Zaspel)

bottom of page